Apresentação

     Há 70 anos era publicada a primeira edição do romance Nineteen eighty-four (ou simplesmente 1984), do escritor britânico George Orwell. Hoje, 70 anos depois, o livro está de volta às listas de mais vendidos, impulsionado não só pela recente profusão multimidiática de obras distópicas, que inundam prateleiras e telas mundo afora, mas também pela guinada conservadora vivenciada por países ao redor do globo — incluindo o Brasil.

      Em homenagem ao aniversário de sua publicação, mas também como uma forma de convidar o público à reflexão acerca dos aspectos literários, culturais e políticos engendrados por este romance, o V Colóquio Literatura & Utopia traz como tema 1984, hoje. Do ponto de vista dos Estudos Críticos da Utopia, esse livro de Orwell é considerado como pedra de toque da ficção distópica do século XX, ao lado de obras como Nós (1924), de Ievguêni Zamiátin, Admirável mundo novo (1932), de Aldous Huxley, e Swastika night (1937), de Katharine Burdekin.

        O romance, que tece uma crítica mordaz ao totalitarismo, inscreveu no imaginário popular a figura emblemática do Grande Irmão, epítome do poder, do controle e da vigilância que uma sociedade pode exercer sobre os indivíduos; da mesma forma, forneceu às ciências humanas, e à política em especial, um vocabulário orwelliano, composto de termos e conceitos que nos ajudam a compreender os mecanismos da maquinaria totalitária — duplipensamento, pensamento-crime, novafala —, e que, assustadoramente, traduzem tão bem o cenário político contemporâneo.

        Com 1984, hoje, o que se pretende não é uma constatação niilista acerca de nosso presente histórico; antes, busca-se, por meio das reflexões suscitadas pelo romance de Orwell, promover uma leitura crítica desse livro e de seus ecos (artísticos, culturais, políticos) no presente, entendendo a distopia como uma forma radical de reclamar a esperança, que nos joga dentro de um pesadelo para que, de lá, sejamos forçadas/os a vislumbrar os sonhos e, dessa forma, construir nosso caminho em direção ao horizonte da utopia.

INSCRIÇÕES GRATUITAS, VAGAS LIMITADAS

        Esta edição do V Colóquio Literatura & Utopia ocorrerá como parte da programação da 9ª Bienal do Livro de Alagoas, entre os dias 4 e 6 de novembro, no bairro histórico de Jaraguá, em dois locais distintos: a abertura será no MISA, no dia 4/11, e as demais atividades serão no Rex Bar, nos dias 5 e 6/11. Minicurso, palestras, mesas-redondas, painéis, exposição de pôsteres, lançamento de livros, exibição de filme, apresentação cultural e lançamento do concurso de poesia serão as atividades que farão parte desta edição do Colóquio. As inscrições ficam abertas até o dia 3 de novembro de 2019 ou até atingirmos o número máximo de 150 pessoas inscritas.

LINKS

Para fazer sua inscrição CLIQUE AQUI

Obs.: Mesmo fazendo a inscrição via formulário, é necessário ter cadastro no sistema SIGAA/UFAL para poder receber o certificado de participação.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: literaturaeutopia@gmail.com

Realização:

Apoio:

ENDEREÇO

Copyright © 2018 Grupo de Pesquisa Literatura & Utopia. All rights reserved.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Campus A. C. Simões - Rd. BR 101 Norte, s/n - Cidade Universitária.
MACEIÓ/AL, CEP 57072-000

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now