cartaz-evento-literatura-utopia-avatar.jpg

Apresentação

Com muita alegria, o grupo de pesquisa Literatura & Utopia (PPGLL/Fale/Ufal) convida a comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas para o VIII Colóquio Literatura & Utopia: Admiráveis Mundos Novos, a ser realizado nos dias 11 e 17-19 de novembro de 2022, na modalidade online. Nesta edição, revisitaremos obras literárias e fílmicas que pontuam nosso imaginário utópico e distópico e, assim, abrem espaços para debates estéticos e políticos, fomentando o pensamento crítico e os impulsos transformadores que dele decorrem. Nosso foco recairá sobre o romance distópico Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, em seu 90º aniversário de publicação, buscando refletir sobre o seu papel na consolidação do gênero literário da distopia, na primeira metade do século XX. Este ponto de partida também motivará especulações sobre admiráveis mundos novos outros, conforme metaforizados pelas artes e pela literatura, para além do contexto de publicação da obra de Huxley.  Neste momento em que vivemos a chamada crise do antropoceno, que nos impele a refletir sobre nossos modos de ser, saber e poder e sobre vias alternativas de existência e resistência, enfatizaremos também as produções contemporâneas em seus vislumbres das utopias e distopias que nos movem e inspiram nossas pesquisas. Nossa homenagem é dirigida também ao centenário de nascimento do escritor José Saramago, autor português que notavelmente evocou, com fabulações como O Conto da Ilha Desconhecida, Jangada de Pedra e Ensaio sobre a Cegueira, o pensamento sobre as utopias e distopias que nos mobilizam. Também receberá nossa atenção especial um filme que marcou época por inaugurar uma estética distópica para a telona e por explorar figurações ciborgues em suas relações com seres humanos: Bladerunner, lançado em 1982 e dirigido por Riddley Scott. 

 

Além das palestras com especialistas convidades que abordarão as obras de Huxley e de Saramago, o evento também contará com mesas-redondas e painéis, minicursos, lançamento, sessão Cinetopias e o VII Concurso Poesia & Utopia, que mais uma vez receberá e premiará as melhores contribuições criativas em diálogo com a temática das utopias e distopias. 

 

Nós, do grupo de pesquisa Literatura & Utopia, acreditamos que este colóquio oferecerá um fórum para nos engajarmos num debate sobre a ampla e multifacetada temática dos utopismos e distopismos, revisitando clássicos e buscando, a partir do nosso presente, visibilizar ontologias emergentes, epistemologias decoloniais e ecologias de saberes que sejam capazes de nos inspirar e mover na direção de futuridades outras, mais relacionais, justas e democráticas.

 

Deixamos, então, nosso convite a todas as pessoas para que venham vivenciar conosco este importante momento de partilhas intelectuais, culturais e artísticas.

 

Link para o canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/LiteraturaeUtopia