WhatsApp Image 2021-09-22 at 6.43_edited.jpg

Apresentação

O grupo de pesquisa Literatura & Utopia, a UFMS e a Ufal, convidam toda  a  comunidade acadêmica e demais interessadas/os para a segunda edição do  congresso nacional MOVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DA UTOPIA – Minuto 2 — horizontes utópicos, resistências e insurgências e o VII Colóquio Literatura & Utopia, que irão ocorrer entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2021, no formato remoto.

 

Seguir pensando a utopia e a distopia nos tempos atuais tem sido uma tarefa empreendida por acadêmicas/os, pesquisadoras/as e ativistas espalhadas/os pelo globo na contemporaneidade. É notável um crescente interesse internacional nessa área que vem se consolidando sob a designação de Estudos da Utopia, ou Estudos Críticos da Utopia, por meio da criação de fóruns para discussão e pesquisa sobre o pensamento e prática utópicos, um viés ainda inovador no Brasil. A vitalidade e energia características dessa área são decorrentes da relevância do estudo sobre formas alternativas de pensar e de ser no mundo; da pluralidade dos seus métodos e objetos de estudo; e da sua interdisciplinaridade. 

 

Assim, o Minuto 2 busca manter a tradição iniciada em sua primeira edição de estabelecer um  momento  de  partilhas  intelectuais, culturais e artísticas,

possibilitando a suas/seus participantes a oportunidade de dialogar acerca das  várias faces que compõem o amplo fenômeno dos utopismos, em que estão  inseridos textos (verbais e não verbais) que acompanham a história da humanidade – desde a Antiguidade – até a contemporaneidade.

 

Com o Minuto 1, houve uma ampliação do horizonte de reflexões iniciadas durante essa trajetória de encontros, construindo um primeiro evento nacional interdisciplinar para os Estudos Críticos da Utopia. Nessa primeira edição do evento, foram também realizados o IV Colóquio Literatura e Utopia, o II Concurso Poesia e Utopia, bem como as oficinas e bate-papos promovidos pelo Ofélia (Oficina de Experimentação Literária). O evento contou com convidadas/os de vários estados do país, além de duas convidadas internacionais, recebeu mais de 150 participantes e teve como produtos acadêmicos a publicação de seus anais com textos completos (disponível em: https://www.literaturaeutopia.net/anaismin1), em vias de receber o ISSN, além da publicação do livro Trânsitos Utópicos (Edufal, 2019), que reúne textos selecionados das apresentações e conferências proferidas durante o evento. Busca-se manter a qualidade do evento anterior, projetando novas formas de intercâmbio, a partir de novas coordenadas geográficas que não haviam recebido eventos similares anteriormente.

 

Busca-se,   assim,   dar continuidade e ampliar a rede   de   diálogo interdisciplinar  sobre  as  utopias  e  distopias  da  cultura,  abrindo  caminho  para  novas parcerias  e  projetos  interinstitucionais;  fomentar  o  debate  sobre  os  métodos,  teorias  e objetos sob a perspectiva dos Estudos Críticos da Utopia; compartilhar conhecimentos e planejar  ações  de  ensino,  pesquisa  e  extensão.  De  modo  mais  amplo,  pretende-se consolidar  e  expandir  ações  acadêmicas  centradas  na  retomada  do  conceito  de  utopia

(via  Ernst  Bloch)  não  como  ideal  estático  ou  modelo  a  ser  seguido,  mas  em  seu potencial  crítico,  com  vistas  à  construção  de  saberes  diversos,  em  diálogo,  e  voltados para  a  crítica  e  transformação  do  mundo  tão cheio de características distópicas  em  que  vivemos  neste  início  do século XXI.

 

Atenciosamente,

 

A Organização do Evento